
Gestores e empreendedores do turismo na Serra Catarinense estão empenhados na qualificação do trade. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é o fomentador da proposta de fortalecer as atividades para que a região se desenvolva de maneira integrada. Nesta semana, o grupo participa do Empretec, uma referência mundial no desenvolvimento de características do comportamento empreendedor e identificação de novas oportunidades de negócio. 123b6h
Telmo Camargo atua no ramo de eventos há mais de três décadas. Ele está surpreso com as possibilidades de empreender. “Não sabia de 70% dos ensinamentos reados aqui. O curso está ajudando a vermos outras chances de empreender, nos incentiva e desafia a pensarmos o negócio de uma maneira diferente”.
Para turismóloga da Amures, Ana Vieira, é preciso haver iniciativa e senso empreendedor. “Isso fará a diferença para o desenvolvimento turístico da Serra. Tanto no poder público quanto na iniciativa privada, as pessoas precisam mudar o comportamento e ter atitudes inovadoras. Só assim vamos acelerar o território”.
Além do seminário de empreendedorismo, o trade vem participando de missões técnicas para conhecer experiências que tiveram resultados positivos. O coordenador regional do Sebrae, Altenir Agostini, conta que ainda haverá uma capacitação para fazer a gestão estratégica de projetos na área.
“No começo do próximo ano, cada um dos 18 municípios da Amures estará com o seu plano turístico finalizado. Teremos um sistema informatizado para gerir o turismo na Serra, e, ainda, faremos o acompanhamento da execução de todas as iniciativas”, explica Altenir.
Esse conjunto de atividades e estratégias faz parte de uma abordagem diferenciada para fomentar e qualificar o turismo na região. O trabalho está sendo viabilizado por meio de uma emenda parlamentar da deputada federal Carmem Zanotto e conta com a parceria da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures).
Por Catarinas