
A China deu um o decisivo na corrida pela internet do futuro ao lançar, oficialmente, a primeira rede comercial de banda larga 10G do mundo. Desenvolvida em parceria entre a operadora estatal China Unicom e a empresa Huawei, a infraestrutura é baseada na avançada tecnologia 50G-PON (Rede Óptica iva), e foi implantada na cidade de Xiong’an, na província de Hebei, próxima a Pequim. 2z655q
Os testes iniciais da nova rede registraram velocidades impressionantes: até 9.834 megabits por segundo (Mbps) para s, 1.008 Mbps de e latência inferior a 3 milissegundos. A novidade representa um salto tecnológico em relação às redes convencionais de fibra óptica, cuja capacidade gira em torno de 1 Gbps.
Para exemplificar a intensidade dessa nova velocidade de rede, um filme em 4K de 20 GB, que levaria de 7 a 10 minutos para ser baixado em uma conexão padrão de 1 Gbps, agora pode ser transferido em menos de 20 segundos.
Além do ganho de velocidade, a baixa latência e a alta estabilidade tornam a nova rede ideal para aplicações de ponta, como Realidade Virtual e Aumentada, veículos autônomos, telemedicina, agricultura de precisão, educação remota e operações industriais automatizadas. A iniciativa reflete a ambição chinesa de posicionar Xiong’an como um laboratório urbano de conectividade e inovação tecnológica.