
Cientistas da NASA revelaram quais os locais mais prováveis para a queda do asteroide que tem 2,1% de chances de colidir com a Terra em 2032. 3y5l5u
Um asteroide descoberto recentemente tem chamado a atenção da comunidade científica e fez soar o alarme nas agências espaciais do mundo por apresentar risco de atingir a Terra.
Ele foi detectado pela primeira vez pelo telescópio Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (Atlas) do Observatório El Sauce, localizado em Rio Hurtado, Chile, em 27 de dezembro de 2024.
O cálculo da probabilidade de impacto de um asteroide envolve simulações numéricas baseadas em medições astrométricas — observações precisas da posição e do movimento de objetos celestes.
Segundo a agência espacial americana NASA, o asteroide em questão, chamado ‘2024 YR4’, tem 2,1% de chance de colidir com nosso planeta em 22 de dezembro de 2032.
E cientistas do Catalina Sky Survey Project, um projeto financiado pela NASA, identificaram o possível “corredor de risco” do asteroide, isto é, as regiões do planeta onde ele pode cair em 2032. Veja mais detalhes abaixo.
Os países na rota do “corredor de risco” do asteroide 1qjf
Segundo os cientistas, a trajetória abrange uma faixa estreita que se estende do norte da América do Sul através do Pacífico até a África subsaariana e a Ásia, incluindo regiões densamente povoadas como Chennai (na Índia) e a Ilha de Hainan (na China).
Os países ameaçados neste “corredor de risco” incluem então a Índia, Paquistão, Bangladesh, Etiópia, Sudão, Nigéria, Venezuela, Colômbia e Equador