Etanol brasileiro entra na mira de Trump 453f70

Andrew Harnik/Getty Images/AFP)

O etanol brasileiro entrou na mira do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Nesta quinta-feira, 13, a Casa Branca divulgou um memorando que estabelece as diretrizes para que os EUA implementem “tarifas recíprocas” nas suas importações 3f505n

Como justificativa, o governo americano também encaminhou um documento com as justificativas para a medida. O primeiro item da lista é o etanol do Brasil.

A tarifa dos EUA sobre o etanol é de apenas 2,5%, enquanto o Brasil impõe uma taxa de exportação de 18% sobre o produto americano”, diz o documento. “Como resultado, em 2024, os EUA importaram mais de US$ 200 milhões em etanol do Brasil, enquanto exportaram apenas US$ 52 milhões para o Brasil.”

O relatório também menciona produtos agrícolas da Índia, além de veículos e mariscos da União Europeia.

Desde a campanha para a Casa Branca, o republicano tem acusado os demais países de competição desleal e injusta em relação aos produtos americanos e tenta atrair indústrias de volta aos EUA ao impor tarifas de importação a produtos diversos.

Na semana ada, Trump assinou ações executivas que impõem tarifas sobre as importações de aço e alumínio. O presidente americano determinou uma tarifa de 25% sobre aço e alumínio e cancelou as isenções e cotas livres de impostos para grandes fornecedores, como Canadá, México, Brasil e outros países.

Com informações: Exame

Deixe uma respostaCancelar resposta 5a6s6e

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.