
O jogador Pedro Henrique Severino, de 19 anos, internado em estado grave após um acidente na madrugada de terça-feira (4) na Rodovia Anhanguera (SP-330), em Americana (SP), apresentou reflexos que sugerem atividade cerebral, de acordo com um novo boletim médico divulgado nesta sexta-feira (7) pelo Hospital Unimed de Ribeirão Preto (SP).
Interrupção do Protocolo de Morte Encefálica
Pedro estava internado no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, desde o acidente. A equipe médica chegou a abrir um protocolo para confirmação de morte encefálica na terça-feira (5), mas o procedimento foi interrompido na quarta-feira (6) após o atleta apresentar um reflexo de tosse durante a retirada da sedação, o que surpreendeu os profissionais de saúde.
Transferência para Ribeirão Preto
Na quinta-feira (6), Pedro foi transferido para o Hospital Unimed de Ribeirão Preto, onde ou pelas primeiras avaliações e segue sob acompanhamento constante de uma equipe formada por intensivistas, neurocirurgiões, neurologistas clínicos e e de equipes multidisciplinares. Apesar dos reflexos observados e da estabilização do quadro clínico, o estado de saúde do jogador ainda é considerado grave.
“A gravidade do trauma craniano requer ainda recursos intensivos do tratamento aplicado pela equipe médica”, informou o hospital em nota.
Carreira promissora
Pedro Severino iniciou sua trajetória no futebol profissional pelo Botafogo-SP, onde foi revelado na categoria de base em 2022. O jogador disputou campeonatos pelas equipes sub-17 e sub-20, além da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2025. Ele chegou a atuar com a equipe profissional do clube contra o Água Santa pelo Campeonato Paulista.
Recentemente, Pedro estava em transição para o Red Bull Bragantino e viajava para Atibaia (SP) para se apresentar ao novo clube quando sofreu o acidente.
O Acidente
O acidente ocorreu por volta das 6h de terça-feira (4), no km 127 da Rodovia Anhanguera, em Americana. Pedro Severino viajava ao lado do amigo e também jogador do Red Bull Bragantino, Pedro Castro, e do motorista particular Aguinaldo Romero Lago, de 57 anos.
Segundo depoimento do motorista à Polícia Civil, ele teria dormido ao volante e colidido contra a traseira de um caminhão. Pedro Severino, que estava no banco do ageiro, sofreu traumatismo craniano.
Pedro Castro, que ocupava o banco traseiro, teve ferimentos leves, recebeu atendimento médico e já recebeu alta. Os motoristas do carro e do caminhão não ficaram feridos.
O caso segue sob investigação para apurar as circunstâncias do acidente.