
A Argentina começou o inverno com geadas e baixas temperaturas. Nesta semana, os termômetros chegaram a registrar até -17 ºC em algumas áreas do país, o que fez com que parte do mar congelasse na costa de San Sebastián, local a 94 quilômetros ao Norte da cidade de Río Grande, na província da Terra do Fogo. 716523
Segundo a MetSul, o fenômeno ocorreu devido à combinação das temperaturas negativas com a baixa ondulação por vento. Apesar de não ser habitual na região, um episódio similar ocorreu em julho de 2020, durante um período de frio intenso na Patagônia – região localizada entre os territórios da Argentina e do Chile.
O final de outono e começo de inverno excepcionalmente frios no Sul do continente fizeram com que o mar congelasse em localidade patagônica na província da Terra do Fogo, a mais austral da Argentina. Imagens que viralizaram em redes sociais mostraram o mar parcialmente congelado na costa de San Sebastián, localidade 94 quilômetros ao Norte de Río Grande, na Terra do Fogo. A temperatura na região desceu a valores de -10ºC a -15ºC nos últimos dias.
Imagens que viralizaram em redes sociais mostraram o mar parcialmente congelado na costa de San Sebastián, localidade 94 quilômetros ao Norte de Río Grande, na Terra do Fogo. A temperatura na região desceu a valores de -10ºC a -15ºC nos últimos dias.
A temperatura baixa se combinou com a baixa ondulação por vento mais fraco para que o mar congelasse, fenômeno que não é habitual na localidade, mas já tinha ocorrido em junho de 2020, durante um episódio também muito intenso de frio na Patagônia.
A temperatura mínima hoje na Argentina foi de 11,5ºC abaixo de zero em Calafate, de acordo com dados do Serviço Meteorológico Nacional (SMN), em mais um dia com marcas de -10ºC a -15ºC na Patagônia.