
Nova área turística e aumento da capacidade produtiva de 100 mil para 300 mil garrafas por ano vão fomentar o enoturismo e a economia na Serra Catarinense
Uma nova página na história da Vinícola Thera começa a ser escrita no dia 17 de fevereiro com a inauguração de uma sede própria. A estrutura, localizada na Fazenda Bom Retiro, na Serra Catarinense, propõe uma verdadeira simbiose entre arquitetura e meio ambiente em um espaço que contempla novo receptivo turístico e área de produção de vinhos. Junto a isso, a Família Freitas oficializa o lançamento do primeiro condomínio residencial dentro de uma vinícola.
Fruto de um investimento expressivo, a estrutura própria tem 3 mil metros quadrados e não é grandiosa apenas em tamanho, mas sobretudo no alcance que terá. Para a área de produção foram comprados equipamentos como prensa, 33 tanques de inox com capacidades de 1 mil litros a 15 mil litros, todo o maquinário para a elaboração de espumantes e envase, 124 barricas de carvalho francês, entre outros.
A inauguração permitirá que todos os vinhos da safra 2024 sejam elaborados em casa. Até o ano ado, a produção era feita com equipe própria, porém em uma vinícola em São Joaquim.
Com isto, a capacidade produtiva a de 100 mil para 300 mil garrafas por ano, o que permitirá à Vinícola Thera atender à crescente demanda interna e também elaborar vinhos para outros produtores, estabelecendo parcerias e fortalecendo a colaboração no setor.
“Poderemos ampliar e diversificar nossa linha de produtos, ter mais liberdade no processo de produção e atender aos vinicultores que não tem estrutura própria”, observa o CEO da Vinícola Thera, Abner Zeus de Freitas.
A sede própria também cria oportunidades para experimentação e pesquisa. Ao somar a nova estrutura com a compra de equipamentos modernos, plantios em caráter experimental e o reforço na equipe de enologia, Freitas vislumbra muitas possibilidades:
“Poderemos aprimorar técnicas, inovar nos processos e aplicar mais criatividade e paixão na arte de fazer vinho.”
À frente do trabalho de enologia desde que a Vinícola Thera era ainda um projeto, o enólogo Átila Zavarize também faz projeções:
“Esta nova fase nos permitirá criar muitas novidades, como a possibilidade de lançar vinhos de pequenas tiragens, elaborados com variedades novas e vinificações mais ousadas.”
Um marco para o enoturismo catarinense
Mais do que favorecer a indústria de produção de vinhos em Santa Catarina, a inauguração do novo espaço representa a modernização do receptivo turístico e um novo momento para o enoturismo catarinense. São três novas salas de degustação e um novo Thera Winebar, em substituição ao que pegou fogo em agosto de 2022.
Além de ear pelos vinhedos, os visitantes da Vinícola Thera terão a oportunidade de testemunhar de perto o processo de produção de vinhos e desfrutar de novas modalidades de degustação, com opções de provas de quatro a sete vinhos, indo dos rótulos clássicos à linha .
Para quem deseja uma experiência ainda mais completa, o Thera Winebar proporciona uma imersão na enogastronomia. São 24 opções no cardápio, com pratos para compartilhar e destaque para carnes preparadas em forno a carvão, truta e muitos insumos da Serra Catarinense, da entrada à sobremesa.
O menu valoriza produtos locais, a cultura regional e o contexto onde a Vinícola Thera está inserida para entregar uma culinária autêntica. Todos os pratos foram pensados para combinar com o portfólio de vinhos.
Para viabilizar o funcionamento da nova estrutura, foram contratados cerca de 60 profissionais, entre enólogos, sommeliers, garçons, gerentes e recepcionistas.
A expectativa é que a nova estrutura da Vinícola Thera impacte positivamente a região, atraindo visitantes de todo o Brasil e exterior e fomentando o surgimento de novos negócios, como pousadas, restaurantes, lojas de produtos regionais e serviços voltados para o turista enófilo.
“Esse foi um movimento que registramos desde que inauguramos o primeiro wine bar e deve se repetir agora numa escala ainda maior, colocando nossa em região em um lugar de destaque no mapa do enoturismo brasileiro”, destaca Freitas.
Família Freitas lança condomínio residencial dentro de complexo enoturístico
Como mais um diferencial no mundo dos negócios, a Família Freitas inova também ao entrar no ramo imobiliário com o lançamento oficial do Residencial Fazenda Bom Retiro simultaneamente à inauguração da nova estrutura da Vinícola Thera. Trata-se de um condomínio exclusivo, que se consolida como o primeiro dentro de uma vinícola no Brasil. São 83 lotes de aproximadamente 2 mil metros quadrados cada, localizados em um verdadeiro complexo enoturístico.
“Queremos que as pessoas experimentem a vida neste ambiente cercado por natureza e que usufruam dos benefícios de ter uma segunda residência na Serra Catarinense, alimentando sempre a paixão pelos vinhos”, explica o diretor da Fazenda Bom Retiro.
A oferta de lazer e serviços do condomínio foi pensada nos detalhes para quem deseja mais qualidade de vida e convívio com os vizinhos. Inclui espaços como um club house com áreas fitness e de bem-estar, piscinas, salão de festas e quadra esportivas.
“Queremos oferecer uma opção de casa de campo tão agradável, segura e exclusiva quanto a primeira residência da família”, afirma o diretor de Negócios da Fazenda Bom Retiro, Fernando Anderle.
O empreendimento adota práticas sustentáveis com estação de tratamento de efluentes, reuso de água, coleta de lixo e infraestrutura subterrânea, o que não agride a paisagem. As casas a serem construídas devem seguir critérios rigorosos e incorporar pedras nativas, madeira, concreto aparente, aço corten e teto verde, tudo em harmonia com a paisagem.
Mais do que um imóvel exclusivo, no Residencial Fazenda Bom Retiro os condôminos poderão desfrutar de uma infraestrutura completa, que inclui a Vinícola Thera, o Thera Winebar e a Pousada Fazenda Bom Retiro e terão também a possibilidade de elaborar os próprios vinhos. Os terrenos estão à venda na forma direta e por imobiliárias.
Essa iniciativa solidifica o posicionamento da Fazenda Bom Retiro e da Vinícola Thera e reforça a veia empreendedora da Família Freitas. Os negócios são todos pautados pelo conceito único de Vinho, Arte e Natureza e promovem um legado duradouro para gerações futuras.
Cleisi Soares