Festa Nacional da Maçã; Uma tradição há mais de 50 anos; Veja a história da festa e a programação, edição 2023

A festa Nacional da Maçã que é uma tradição que existe há mais de 50 anos. A história remonta a 1952, com a realização da Exposição Agropecuária de São Joaquim. Em 1956, o nome foi mudado para Festa Municipal da Maçã. Naquela época, a produção da fruta na cidade era ainda artesanal, em baixa escala. Em 1978, o evento tomou rumos e dimensões cada vez maiores, no ano de 1978 a a denominar-se Festa Nacional da Maçã.

Desde então foi freqüentada por milhares de pessoas, consolidou agronegócios e fortaleceu a economia regional, projetando-se em muitas de suas edições com a participação de quatro presidentes da República: Ernesto Geisel (1978), João Figueiredo (1982), José Sarney (1988) e Fernando Collor de Mello (1991).

Localizada há mais de 1.300 metros acima do nível do mar, a região de São Joaquim foi agraciada com as condições climáticas ideais para o cultivo das melhores maçãs do Mund fruta começou a ser produzida em escala comercial no município por volta de 1975 e hoje é o carro chefe da economia joaquinense.

A Capital Nacional da Maçã e a Capital Catarinense dos Vinhos Finos de Altitude vai realizar 23ª Festa a Nacional da Maçã em “edição especial” de 7 a 11 de setembro, no Parque de Exposições Geraldo José Coral. Sendo a primeira festa a ser realizada durante a época da florada das macieiras um “show à parte”. Mas a fruta protagonista da festa não vai faltar por causa da tecnologia que garante o fornecimento de maçã o ano todo através dos sistemas de armazenamento.

Com uma vasta programação uma incrível estrutura com 03 palcos divididos em atrações culturais como invernadas e apresentações da tradição gaúcha, o Palco Gala com apresentações dos artistas locais e regionais e o Palco Fuji, uma arena fechada que trará os shows nacionais.

Prefeito de São Joaquim Giovani Nunes

Para o prefeito Giovani Nunes o retorno da festa visa valorizar o empenho dos produtores que produzem uma das melhores maçãs do mundo. O produtor merece esse reconhecimento e a festa abre portas, divulga o setor, divulga a cadeia produtiva da maçã e faz a confraternização entre os joaquinenses e turistas de todos os estados do Brasil”. Destacou o Prefeito Giovani Nunes.

Veja a programação completa “oficial” da Festa Nacional da Maçã 2023:

Site Oficial da Festa Nacional da Maçã São Joaquim: Seu Guia Completo para a Edição 2023

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.