
São joaquim sediou um dos eventos mais importantes da Fruticultura brasileira com a participação de um número expressivo de pessoas, entre pesquisadores, fruticultores, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, professores, estudantes, expositores e colaboradores, em três dias de evento que iniciou-se nesta terça-feira, 13, no Centro de Eventos Newton o 15º Seminário Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado (Senafrut), tendo como foco a importância da fruticultura da região de clima temperado, mostrando a real importância da fruticultura e do evento, que proporciona a integração entre o setor produtivo.

A EPAGRI, realizou com muito sucesso o evento, juntamente com.outras entidades envolvidas na organização do evento a ASSEA (Associação dos Engenheiros Agrônomos da Serra Catarinense), a Prefeitura Municipal de São Joaquim, a AMAP (Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina), EMBRAPA e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de São Joaquim.

“A cada edição realizada, o Senafrut nos surpreende. O evento engrandece São Joaquim reunindo na gélida cidade catarinense um número expressivo de público de diversos municípios brasileiros, que buscam o conhecimento para sua atividade”. Dentro a vasta programação contou com palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos científicos, exposição de tecnologias, todos com assuntos de importância estratégica para o desenvolvimento da fruticultura de clima temperado.
Os seminários que abordaram importantes temas como mercado da maçã, mudanças climáticas, uso de fitorreguladores na fruticultura, doenças e pragas, mecanização dos pomares, armazenamento de frutos, manejo de plantas e cobertura de pomares. Foram muitas palestras que proporcionaram integração, atualização técnica e informação aos fruticultores, profissionais, empresas, instituições e demais pessoas ligadas ao agronegócio de clima temperado. Para os fruticultores, “Por meio do Seminário buscam melhorar sua produtividade e principalmente, produzir com qualidade, agregando mais valor ao fruto e consequentemente melhorando o rendimento do seus negócio”,
O evento, que se encerrou nesta quinta-feira, 15, teve como objetivo transmitir informação, conhecimento e transferir tecnologias através das diversas palestras, as apresentação de trabalhos científicos. No espaço de exposição, diversas empresas e estandes, ligados ao setor, apresentaram seus produtos, serviços, máquinas e implementos a disposição dos participantes, com intuito de realizar negócios e gerar maior eficiência no seu empreendimento.
O sucesso do evento é resultado de um trabalho unificado do setor de produção de maçã e outras frutas, que vem ano a ano desenvolvendo novas tecnologias. Para Felipe Augusto Moretti Ferreira Pinto, coordenador geral 15º SENAFRUT e gerente da EPAGRI de São Joaquim o evento superou as expectativas e mostra e já tem data marcada para 2025. “Essa edição foi muito boa, foi desafiadora com a retomada do evento, é importante que o evento seja bem realizado e ele volte a ocorrer a cada dois anos como é o natural, ele mostra a força da região de São Joaquim e a importância da fruticultura no nosso país” conta Felipe.
O prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes salientou a importância do Senafrut para o município de São Joaquim, contribuindo com o desenvolvimento da fruticultura e também para o turismo.
É a cada ano fica evidente o impressionante alinhamento de informações proporcionado pelo evento da SENAFRUT. Onde todos tem contato com toda a cadeia, desde o pesquisador até o fruticultor. Onde podem trocar informações que resultam na criação de novos produtos e novas tecnologias. E o evento deste ano de 2023 deixou todos satisfeitos, pois o evento foi fantástico.
Após o sucesso da Senafrut 2023 foi confirmado a décima sexta edição do seminário para junho de 2025.
