
Santa Catarina decretou situação de emergência nesta quinta-feira (1º) devido aos estragos causados pelas fortes chuvas que atingem o Estado desde sábado (25). Na noite desta quarta-feira (30), o número de alagamentos e deslizamentos se intensificou em várias regiões.
Bento do Sul, Luiz Alves, Corupá, Guaramirim, Rio dos Cedros, Campo Alegre, Santo Amaro da Imperatriz, Benedito Novo, Palhoça, Rancho Queimado, Florianópolis, Águas Mornas, Antônio Carlos, Armazém, São José e Anitápolis.
“Um alerta que precisamos fazer é que quem puder, não se desloque nas cidades. Eu estive no Sul ontem em um evento, a equipe que foi sofreu um acidente por aquaplanagem. E as pessoas não têm noção da gravidade do volume de água na pista”, alertou o governador Carlos Moisés (Republicanos), em reunião com a Defesa Civil nesta quinta.
Ao menos duas pessoas morreram por conta das chuvas. Um homem em Palhoça, na Grande Florianópolis, foi eletrocutado ao atravessar uma área alagada. Um homem morreu soterrado em um deslizamento em Brusque, no Vale do Itajaí.
Rodovias em SC
Rodovias estaduais e federais de Santa Catarina seguem obstruídas e interditadas nesta quinta-feira (1º). O número de trechos impactados com deslizamentos e acúmulos de água subiu e a orientação é que, se possível, as estradas sejam evitadas.
A PRF (Polícia Rodoviária Federal) informou, na manhã desta quinta (1º), que o km 232 da BR-101 (Enseada de Brito), Morro dos Cavalos, foi completamente interditado em ambos os sentidos da via e não há previsão de liberação.
No início da tarde desta quinta-feira (1) o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés declarou situação de emergência devido as fortes chuvas que castigam Santa Catarina; Veja na Integra:
Estamos decretando Situação de Emergência em toda SC para facilitar as ações de assistência e recuperação dos municípios afetados.
Todas as estruturas do Estado permanecem em campo. A prioridade absoluta é proteger e garantir assistência humanitária aos catarinenses.
Muita atenção aos alertas e avisos da Defesa Civil e aos cuidados recomendados, em especial quanto ao risco de deslizamentos. Fique atento aos sinais de movimento de massa e, se puder, evite pegar a estrada.
Emergências: 📞193 ou 199
