
O Presidente da frente parlamentar da Maçã Dep. Nilso Berlanda intermediou uma audiência que aconteceu na manhã desta terça feira (09.07), na Secretaria de Agricultura e Pesca de Santa Catarina, com o Secretário da pasta, Ricardo de Gouvêa.
Participaram do encontro, o Presidente da AMAP (Associação dos Produtores de Maçã e Pêra de Santa Catarina), Dioni Nunes Pereira, o Diretor istrativo, Diego Nesi, o Secretário Executivo, Maurício Montibeller e o chefe de gabinete, Marcio Poletto.
Entre as demandas apresentadas estão:
- Continuidade e melhorias do plano de cobertura de pomares, com subsídio do Governo do Estado, com juros baixos e prazos maiores;
- Continuidade do subsídio do Governo Catarinense, ao seguro estadual dos Fruticultores.
- Continuidade da isenção dos 17% de ICMS dos insumos agrícolas.
De acordo com o Presidente da AMAP, “ muitos dos produtores am por dificuldades durante as safras, e os bancos acabam impondo garantias exageradas, para conseguir financiamentos, muitas vezes, nem as próprias propriedades cobrem essas garantias impostas. Pedimos que o Secretário, Ricardo de Gouvêa, olhe com bons olhos a nossa luta, e contamos com o seu apoio junto ao Governador, Carlos Moisés, para facilitar e desburocratizar o sistema, amenizando a crise que o setor enfrenta, com preço baixo na oferta e custo alto de produção. Saímos da audiência com expectativa positiva, para que as demandas dos fruticultores sejam atendidas. Vamos seguir trabalhando e buscando sempre o melhor para nossa fruticultura,”destacou Dioni.