
O Corpo de Bombeiros relatou a ocorrência de um vazamento de gás amônia numa das câmaras da Cooperativa Agrícola Frutas de Ouro, ás margens da SC-110, na área industrial de São Joaquim, que foi identificada por volta das 3h30min da manhã desta segunda-feira (15). 314j1h
Auxiliados por um funcionário da empresa, os Bombeiros chegaram ao ponto central do vazamento com ajuda roupas especiais e cilindros de oxigênio, onde desligaram as válvulas, contendo a proliferação do gás amônia que é utilizado para a refrigeração em câmaras frias. Ninguém ficou ferido.
Como o incidente ocorreu de forma isolada, a empresa já opera normalmente na manhã desta segunda-feira.
Muito utilizada no ado, a amônia nunca esteve totalmente fora de uso no meio industrial, apesar de ter perdido espaço com a introdução dos CFCs, dos HCFCs. (que causam danos a camada de ozônio ) e dos CO2 subcríticos, atualmente, em virtude de suas propriedades termodinâmicas, assim como pelo fato de ser barata e eficiente é uma das mais utilizados no processo de refrigeração industrial nas câmara frias de São Joaquim e consequentemente é uma das que mais geram riscos de escape, é tanto que os Bombeiros joaquinenses já tem um notável histórico de atendimento característico deste tipo de vazamento de amônia nas Câmaras frias da Capital Nacional da Maçã.